Tipos de agulha de Feltragem
- Débora Ferriolli
- 14 de set. de 2021
- 2 min de leitura

Agulha de feltragem parece tudo igual, não é mesmo? Mas se observarmos mais de perto perceberemos que as agulhas de feltragem são diferentes... E cada tipo de agulha possui suas próprias características.
Vamos conhecer um pouco mais sobre nossas agulhas? Para saber qual é a mais adequada?
Existem quatro tipos de agulhas mais comumente usadas na feltragem com agulha.
Agulha triangular (são as mais conhecidas)
Agulha estrela
Agulha espiral
Agulha reversa
Três das quais são baseadas no formato da seção transversal da agulha; Ou seja, na parte funcional da agulha (a parte que têm os entalhes/farpas) ela se apresenta basicamente em 3 formatos: triangular, estrela, espiral (ou torcida).
As agulhas espiraladas e triangulares são as mesmas quando se trata da seção transversal, exceto que a lâmina da agulha espiral é torcida e não reta.
Os entalhes/ farpas nas agulhas triangulares e espirais estão localizados nos três cantos subindo o eixo.
Já na agulha estrela possui entalhes / farpas nos quatro cantos (e tem a seção transversal de uma estrela de 4 pontas).
A agulha de feltragem reversa (o quarto tipo) também é triangular na seção transversal, o que a diferencia é que seus entalhes/ farpas se invertem.
Podemos aproveitar essas características das agulhas para nos ajudar na feltragem, dependendo do nosso objetivo escolhemos uma agulha ou outra.
Por exemplo uma agulha estrela ajuda a feltrar mais rápido, já a agulha espiral faz com que fique menos buracos das agulhadas na peça.
Já com a agulha reversa, por ela ter os entalhes/Farpas invertidos podemos dar aparência de pêlo a um animal de feltragem com agulha, pois você puxa as fibras por baixo para dar um pouco mais de ênfase.
Agora me conte, você já experiementou feltrar com tipos de agulhas diferentes?
Gostou desse artigo?
Gostaria de receber os artigos por email?
Assine nossa Newsletter!
Comentarios