top of page

Vamos falar sobre o Carnaval?


Afinal, o que é o Carnaval? Onde surgiu? Só acontece no Brasil? E a música?


O Carnaval é uma série de folguedos populares que ocorrem habitualmente nos 3 dias anteriores ao início da Quaresma.

Carnem Levãre, é uma palavra latina, que significa abstenção de carne, que designava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, o dia em que se iniciava a abstinência da carne, exigida pela Quaresma.

Não se sabe ao certo a origem do Carnaval, provavelmente vem de alguma festividade primitiva, em honra ao ressurgimento da natureza, começo da primavera (no hemisfério norte).

Na antiguidade, os povos consideravam o inverno como um reino de espíritos que precisavam serem expulsos para que a primavera voltasse.

Nestes 3 dias, usavam máscaras de madeira, (de bichos e mostros) e instrumentos para fazer barulho e afungentar os elementais do inverno.

Considerado assim, um ritual de passagem da escuridão, para a luz.

Paralelamente começou os bailes de máscaras e fantasias.

O Carnaval é um ritual, onde os papéis sociais são invertidos e as normas suspensas.

O Carnaval possui características diferentes nos diversos lugares onde se popularizou.

O modelo de carnaval italiano foi o mais difundido. (Roma, Veneza, Florença, Turim, Ivrea, e Nápoles)

Mas não só na Itália se renderam ao culto carnavalesco, na Alemanhã (Munique e Colônia), Na França (Paris e Nice). Nos EUA são digno de registro os festejos de New Orleans.

O Carnaval, nem sempre acontece nesse período... Em Colônia, o carnaval é iniciado às 11horas e 11 minutos, do dia 11 de novembro (mês 11).

Em Munique na festa da Epifania dia 6 de janeiro.

Na Igreja, nem sempre foram cordiais as relações entre as autoridades eclisiásticas e os carnavalescos. O que prevaleceu, contudo, por parte da Igreja, foi a tolerância em relação a festa popular, e a fixação cronológica, onde o carnaval antecede a Quaresma e termina em penitência, na tristeza das cinzas.


O Carnaval no Brasil é um festejo popular de âmbito nacional.

É uma obra de todos, fruto de várias contribuições, de fruto de criação coletiva e individual.

No passado dançaram todas as espécies de músicas: a Polca e o Maxixe, a Habanera e o Tango, a Mazurca e a Quadrilha, até o Cancã e o Cake-Walk (dança importada dos Estados Unidos e que fez o furor de 1904)

No começo do século passado, chegava o ritmo tão carnavalesco da marchinha, feita por Chiquinha Gonzada. Em breve se juntaria outros ritimos, o samba.


A grande festa adquire sempre novas formas, mas sem perder sua vitalidade.

O Carnaval é uma grande expressão da alma do povo brasileiro.

 
 
 

Comentários


bottom of page